Através da Internet, encontramos uma nova e poderosa forma de comunicar. Comunicar, neste meio, significa a conjugação de texto, imagem, dados e som numa só mensagem. As fronteiras físicas desaparecem facilmente, quando se comunica com indivíduos de várias partes do globo, o que permite uma maior troca de informação. A Internet permite-nos segmentar e personalizar as mensagens, passando então a comunicar com a sociedade de uma forma individualizada e personalizada. Identificam-se algumas vantagens deste meio, na óptica das organizações e dos consumidores, nomeadamente:
Para as Organizações no mercado virtual:
- imagem e prestígio da organização;
- notoriedade e reconhecimento da marca;
- prospecção e desenvolvimento do mercado;
- reacção à concorrência;
- venda de produtos e/ou serviços;
- melhoria do serviço aos clientes (anytime, anywhere);
- poupança de recursos/reduzir custos (por exemplo anulando a necessidade de pontos de venda físicos);
- teste de novos produtos no mercado e estudos de mercado;
- customização, adequando a oferta em função dos gostos, preferências e necessidades dos consumidores;
- adaptabilidade constante;
- promoção de uma comunicação interactiva, bidireccional (empresa-cliente e vice versa);
- acesso permanente ao mercado;
- acesso permanente aos mercados internacionais, a outros segmentos ou nichos;
- possibilidade de actuação global;
- redução dos tempos de transacção;
- redução de erros de processamento;
- rapidez de adopção das novas tecnologias.
- obtenção de informação (disponível em maiores quantidades) com maior transparência;
- recreação e diversão;
- experimentação e testes de variados produtos;
- gratificação imediata;
- maior oferta (escolha) de produtos e serviços;
- conveniência (quando e onde quiser);
- interactividade e, em alguns casos, composição e adequação específica das características do produto;
- maior "poder" sobre as empresas.